sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A Escrita e a Leitura no Hipertexto com a Aprendizagem Ativa

Por: Laodicéia Melo

DEBATE


Acredito que hoje é necessário que o professor se adeque a um novo cenário. Que o professor não é mais colocado como o dono do saber, às vezes, até menos sabe que o seu próprio aluno. Aquele a ser educado domina muito mais os aparelhos tecnológicos. É necessário que haja uma parceria entre educador-educando para que aconteça essa aprendizagem conjuntamente.
Vejo que a escola pode usar alternativas pedagógicas para lidar com o hipertexto. É possível que o computador e a internet estimule a leitura no âmbito escolar, basta para isso que a escola use métodos para adequação desses recursos, pois tanto as tecnologias antigas quanto as contemporâneas precisam de intervenção pedagógicas para obter resultados positivos diante da aprendizagem da leitura e da escrita.
Em relação à aprendizagem ativa, para que ela ocorra com eficácia se faz necessário que o professor não force o aluno a aprender e sim utilize de mecanismos estimuladores, é de fundamental importância que o professor torne os textos atrativos através da interatividade e isso pode ser alcançado por meio de testes e auto testes.
Sobre a questão do hipertexto eliminar a idéia da autoria, acredito que isso não ocorre, mesmo porque o leitor acaba sendo autor de sua própria leitura, pois através da leitura do hipertexto o estudante é livre para a qualquer momento buscar novas informações através de cortes, imagens, sons, formando seu próprio conceito sobre determinado tema, bastando assim um click em um link e assim ele será protagonista na construção de seu conhecimento.




Fonte: educaçaocomtecnologias.blogspot.com

Nenhum comentário: