sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A Escrita e a Leitura no Hipertexto com Aprendizagem Ativa








Por: Rosete Carvalho Pontes

Nos primórdios da história da escrita o homem descobriu e utilizou várias tecnologias para se expressar através da leitura e da escrita, aqui alguns exemplos desses recursos tecnológicos: tabuinhas de argila ou madeira ou a superfície polida de uma pedra; mais tarde o rolo de papiro ou de pergaminho e finalmente a superfície branca da página de papel. Atualmente, com a escrita digital, surge um novo espaço de escrita: a tela do computador.

De alguma maneira o espaço da escrita se relaciona com o sistema de escrita, o espaço de escrita estreita as relações entre escritor e leitor, entre escritor e texto, entre leitor e texto. No computador o espaço de escrita é a tela, ou o que chamamos de “janela”. E importante ressaltar que na tela a criação de um texto é diferente do texto no papel. É neste contexto que entra a cultura do hipertexto, onde o leitor passeia entre textos, tendo a possibilidade de se aventurar e se impregnar de possibilidade de aprendizagem, deixando um pouco de lado o tradicional livro didático que muitas vezes é a única fonte de pesquisa do aluno e do professor, e ainda com a chance de ser também autor deste hipertexto, dando sua contribuição e envolvendo-se na escrita do hipertexto, desenvolvendo um trabalho em conjunto e compartilhando conhecimentos.

Neste sentido cabe ao professor mudar sua postura, possibilitando ao aluno a utilização e criação desse tipo de texto, é através dessa interação entre leitor-texto, escritor-texto, que ocorre a relação entre o estudante e o conhecimento. Segundo alguns autores, é possível realmente que ocorra uma aprendizagem significativa e que a tela como espaço de escrita traga formas de acesso a informações, novos conhecimento, novas maneiras de ler e de escrever, ou seja, um novo letramento. Que se traduzirá na erradicação do analfabetismo digital.

Bibliografia:

www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf

www.textodigital.ufsc.br

www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/ABE.htm

www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf

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