sábado, 20 de setembro de 2008

Aprendizagem Ativa

A leitura e a escrita no hipertexto com aprendizagem ativa

Por: Anielda Marques

Com o surgimento das novas tecnologias os processos educacionais estão sofrendo grandes transformações. Já não se pode conceber hoje um processo de ensino e aprendizagem onde não se faça uso dos meios eletrônicos, a escola deve, portanto buscar alternativas para lidar com esta nova cultura, visto que, nossos alunos vislumbram e dominam as novas tecnologias.
A cada novo momento percebe-se a influência que a cultura digital tem provocado tanto na alfabetização, como no letramento; produzindo novas maneiras de comunicação. O hipertexto é uma poderosa ferramenta de aprendizagem, pois através de seus nós e links o leitor tem acesso a outras janelas, o que o possibilita a construir novos textos. Segundo Jay Bolter (1991): “as partes de um hipertexto podem ser agrupadas e reagrupadas pelo leitor”.
A internet mudou completamente nossa relação com a leitura e a escrita, pois através das inúmeras bibliotecas virtuais temos à nossa disposição não somente textos, mas sons, imagens; tornando assim a leitura mais dinâmica, o que pode ser uma forma de estímulo à leitura.
Para se trabalhar a Aprendizagem Ativa em sala de aula é importante que o professor seja criativo, torne a aula dinâmica, desenvolvendo projetos de aprendizagem onde o aluno possa se envolver, fazer algo, para assim tornar sua aprendizagem ativa.
A aprendizagem apoiada por suportes virtuais acaba motivando muito mais que os livros textos porque são móveis, dinâmicos; com apenas um clique em um link, temos acesso a imagens, sons, textos; coisa impossível de acontecer na mídia impressa. Esse tipo de suporte favorece muitas vantagens de aprendizagem, mas pode também trazer algumas desvantagens como: desconforto físico, links mal elaborados, etc.
O hipertexto não elimina a idéia de autoria, pelo contrário, ele permite que o indivíduo se torne um autor coletivo, desenvolvendo sua capacidade de comunicação e produção do conhecimento.


Referências:
http://matthetics.net/pages/modelos.htm

Um comentário:

Liesi disse...

olá muito bom tuas considerações mas te pergunto o que achas do hiperetexto como novo espaço de escrita em sala de aula estou fazendo um trabalho sobre o assunto e tuas considerações seriam muito válidas obrigado meu email liesik@hotmail.com